Reflexologia


Reflexologia

Podendo se chamar também de Reflexoterapia, é uma técnica que consiste em pressionar pontos específicos das mão e dos pés com a ponta dos dedos estimulando a melhora. Executada há mais de dois mil anos por chineses como um complemento à Acupuntura, a Reflexologia começou a ser desenvolvida no Ocidente tendo início apenas no século XX, analisando os resultados da pressão dos dedos em pontos das mãos e dos pés, proporcionais a diferentes partes do organismo.

Conforme os Reflexologistas, o nosso corpo está dividido em dez diferentes áreas (cinco encontradas no lado esquerdo e cinco no lado direito do nosso corpo), e todas essas zonas estão juntas a separações nervosas que se finalizam nos pés e nas mãos. A pressão em regiões específicas liberam energias paradas, gerando o funcionamento de determinado órgão. Ainda aliviando as dores, a Reflexoterapia tende a diminuir o estresse, ativando a circulação sanguínea e dando mais energia no dia-a-dia.

Recomendações: dores musculares, na coluna e na cabeça, lombares, problemas digestivos, TPM, alergias, menopausa, cansaço, depressão, ansiedade e fobias.

reflexologiapodal

O que é Reflexologia Podal?

A Reflexologia Podal é um modelo de terapia feita pelo acupunturista ou fisioterapeuta que usa o estímulo de regiões do corpo, nomeados de plexos nervosos, como as mãos, os pés, o nariz, o crânio e as orelhas, para lidar com problemas físicos e mentais, o método mais usado consiste na execução de pressão em pontos específicos dos pés, para harmonizar a energia do corpo e impedir o aparecimento de problemas e doenças de saúde.

Geralmente, o Fisioterapeuta pressiona com o polegar inúmeras vezes a região do pé, buscando desequilíbrios de energia que podem se apresentar por sensibilidade no ponto correto da pele. Depois de descobertas as áreas de desequilíbrio, o Fisioterapeuta faz uma massagem rápida que desperta os processos curativos naturais da região afetada.

A massagem nos pés opera a harmonia dos órgãos, equilibrando, despertando, e tonificando a energia. A utilização de óleos vegetais e aromaterapia unidas com a reflexologia enfatizam a finalidade terapêutica, por isso esta pressão com a massagem nos pés opera os pontos certos em relação aos os órgãos do corpo. Também é capaz, pela pressão, identificar problemas em muitos locais como fígado ou estômago e, por meio da pressões específicas e massagem, tratar o mal no local que corresponde os órgão danosos.

Seguintes Benefícios

Ainda que simples (toques e pressões), essa massagem é bastante eficiente. Não precisa de nenhuma ferramenta ou equipamento sofisticado. A finalidade da Reflexologia é possibilitar o retorno da homeostase, um estado de instabilidade integrado ao corpo:

Dentre tantos benefícios que a teschispa pode oferecer para quem recebe a técnica, podemos mencionar:

Equilibra a energia do corpo;

Reduz ou elimina a dor;

Permite lidar melhor com o estresse;

Estimula o sistema imunológico;

Estimula a liberação das toxinas e tem efeitos reanimadores;

 

Para tratar bem dos nossos pés ou mãos, não há uma estação certa do ano, verão, inverno, primavera ou outono. Portanto o ano todo os nossos pés precisam de cuidados e atenção especiais.

reflexologiapodal3