Quiropraxia


Quiropraxia

O que é Quiropraxia?

 A Quiropraxia têm a origem do nome grego: (mãos) “Praxis” e “Quiro”, ou seja, “praticar com as mãos”. O procedimento lida com análise, para o tratamento e prevenção de problemas no sistema de neuro-músculo-esquelético, tendo efeito na saúde em geral . O objetivo da técnica e concede alívio das dores, correções posturais e alongamento da musculatura.

“O Especialista em Quiropraxia é treinado em diversos níveis da saúde, com uma carga horária bem intensa de patologia, biomecânica, anatomia, neurologia, radiologia e filosofia. Após de ser bem estruturado pelo fundamento, o aluno(a) parte para o aprendizado de táticas específicas de tratamento articular e diagnóstico , a coluna vertebral, podendo também tratar de extremidades, como partes de (braços e pernas)”.

Os especialistas conta que o tratamento muitas vezes é feito com as mãos, por meio de manobras extremamente seguras de alta ou baixa velocidade. Além das mãos, também podem ser utilizados equipamentos exclusivos do Quiropraxista – tudo ira depender de sua conduta de tratamento.

Benefícios da Quiropraxia

Os benefícios de quem opta pelo tratamento com a Quiropraxia são extensos. Fernando ressalta que grande parte dos pacientes, após tratarem a dor, acabam adotando a técnica como um hábito de vida. “Eles obtêm níveis de qualidade de vida muito melhores, que vão desde aspectos como sono, controle do estresse e com isso mais vida todos os dias”, completa.

Problemas tratados pela Quiropraxia:

CervicalgiasLombalgias

Hérnias de disco e cervicais

Ciatalgias

Desequilíbrios físicos, orgânicos e do sistema nervoso central oriundos de fatores externos (postura inadequada, excesso de esforço, esforços repetitivos, estresse, desequilíbrios emocionais, etc)

Remove qualquer compressão nos nervos espinhais

Ajuda na recuperação da capacidade de transmissão dos impulsos nervosos do sistema nervoso central para tecidos e órgãos do corpo

“Levando em consideração ao local, em direção do desvio da coluna vertebral e grau, os aspectos corporais, mentais e espirituais de cada pessoa manipulada, a Quiropraxia promove um equilíbrio circulatório e energético e melhora o sistema nervoso, proporcionando um completo bem-estar e melhoria do estado de alerta, relaxando, estimulando e acalmando o sistema nervoso central”, acrescenta Saran.

Untitled-1-2

O que é Quiropraxia?

Quiropraxia trata basicamente de desordem no sistema neuro-músculo-esquelético, sendo tendões, ligamentos, etc. A quiropraxia promove ações terapêuticas visando melhoras, alívio e mobilidade na região.

90% da população mundial se queixam de dores nas costas. E a quiropraxia pode ser capaz de resolver problemas como, dores na coluna, hérnia de disco, dores no pescoço, torcicolo, dentre outras.

Nosso corpo é ligado a vários plexos. Plexos são interconexões de nervos e vasos sanguíneos. Um desses é o Plexo Braquial.

O plexo braquial vem de dentro da coluna vertebral, que se for comprimido pode causar dores e dificultar os movimentos e enfraquecimento do músculo. A quiropraxia auxilia no alívio das dores e enrijecimento dos músculos.

Curiosidades

O tratamento de problemas e dores articulares pela Quiropraxia é realizado “através de manobras que corrigem a postura e os desequilíbrios, com o paciente sentado na maca ou em um tatame”, explica Saran. Já o professor Fernando Redondo destaca que normalmente as sessões duram entre 15 a 30 minutos, dependendo do caso. “O programa varia de acordo com o paciente e os objetivos de tratamento.

Contraindicações

A Quiropraxia é extremamente segura e não é causa para nenhum malefício conhecido, Porém, vale lembrar que é extremamente importante buscar um profissional capacitado, ou seja, que tenha bacharelado em Quiropraxia. Caso contrário, existe a possibilidade de que o seu problema se agrave e fique mais complicado de ser tratado depois.