Massoterapia


1

A massoterapia ou massagem relaxante, como é normalmente chamada, está passando por um momento de renascimento. Mais pessoas estão descobrindo sua eficiência como uma forma de relaxamento, combatendo o estresse e, principalmente, aliviando a dor. O procedimento, inclusive, é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O massoterapeuta é capaz de entender as origens de incômodos e disfunções, proporcionando o tratamento apropriado aos problemas.

Desta forma, são usadas várias partes do corpo do terapeuta na massagem: mão fechada, pontas dos dedos, polegar, articulações dos dedos, cotovelo e antebraço. Tais membros funcionam como ferramentas do profissional. Existem diversas maneiras de utilizá-los. As mais básicas são a compressão e o deslizamento das mãos e dos braços sobre as costas, reduzindo dores na coluna e em outras regiões do organismo.

Vale ressaltar que o uso de cremes e óleos é altamente recomendável.

Além disso, tais movimentos aliviam outros transtornos, como cansaço físico e/ou mental, desânimo, ansiedade, insônia, depressão e tensões musculares.

Os benefícios são vários. A massoterapia aumenta a flexibilidade e melhora a circulação sanguínea, liberando toxinas, o que provoca uma sensação incrível de bem-estar. A atividade ainda colabora com uma noite de sono tranquila, bem como fortalece o sistema imunológico do paciente. Outro benefício da massagem é estético. Um procedimento facial, por exemplo, previne o envelhecimento e o surgimento de rugas.

Mas a massoterapia tem algumas contraindicações. Ela não é aconselhável, por exemplo, em machucados ou em escoriações na pele. Também não é recomendado em quaisquer tipos de tumores, sem a orientação de um profissional.

A massoterapia é aplicada com outras técnicas, como a Aromaterapia ou a Cromoterapia. As cores fortalecem os chakras corporais, acelerando o processo e levando mais energia ao corpo. Quando feito ao toque, esses métodos colaboram com o desempenho emocional, no tratamento de problemas que atingem diversas pessoas como a insônia e depressão e aspecto físico, é possível tratar dores musculares e enxaquecas.